Mods GTA San Andreas

domingo, 7 de julho de 2013

[Tutorial] Janela 2013 Oficial SAMP

Neste tutorial eu vou mostrar como criar uma Janela, um gui, e sua ativação sendo ela através de uma tecla, irei mostrar algumas funções que podem ser utilizadas, linguagem usada é a lua .

Nesta primeira parte iremos trabalhar no gui, propriamente dito a janela e seus complementos adicionais.

janelaWindow = guiCreateWindow(350,250,450,320,"Exemplo",false) -- Esta função serve para criar uma janela.
janelaTexto = guiCreateMemo(20,40,420,260,"Texto Exemplo1",false,janelaWindow) -- Caixa de edição na qual pode se introduzir um texto.

Utilizaremos logo após as funções complementares.

guiMemoSetReadOnly(janelaTexto,true) -- Esta função ira permitir só a leitura do texto introduzido no script, ou seja o conteúdo não é editável.
guiWindowSetSizable(janelaWindow,false) -- Esta função habilita ou desabilita o redimensionamento do usuário de uma janela GUI.
guiSetVisible(janelaWindow,false) -- Esta função altera o estado de visibilidade de um elemento GUI.

Nesta primeira parte criamos a janela e adicionamos um Texto, através do guiCreateWindow para criar a janela e guiCreateMemo para criar uma caixa de edição.
Utilizamos os nomes de "janelaWindow" para nomear a janela e "janelaTexto" para nomear a caixa de edição.

Na segunda parte iremos fazer a janela aparecer e desaparecer através de uma tecla utilizando a função "bindKey", neste caso a tecla seria o "F2".

function infoShow ( )
    guiSetVisible ( janelaWindow, not guiGetVisible ( janelaWindow ) ) -- Esta função altera o estado de visibilidade de um elemento GUI.
    showCursor ( not isCursorShowing( ) ) -- Esta função é usada para mostrar ou ocultar cursor do jogador conforme o jogador abre e fecha a janela.
end
bindKey ( "F2","down", infoShow ) -- Liga-se a chave de um jogador para uma função de manipulador ou de comando, que será chamado quando a tecla é pressionada.

Client
janelaWindow = guiCreateWindow(350,250,450,320,"Exemplo",false) -- Janela
janelaTexto = guiCreateMemo(20,40,420,260,"Texto Exemplo1",false,janelaWindow) -- Caixa de edição na qual pode se introduzir um texto.

guiMemoSetReadOnly(janelaTexto,true) -- Esta função ira permitir só a leitura do texto introduzido no script, ou seja o conteúdo não é editável.
guiWindowSetSizable(janelaWindow,false) -- Esta função habilita ou desabilita o redimensionamento do usuário de uma janela GUI.
guiSetVisible(janelaWindow,false) -- Esta função altera o estado de visibilidade de um elemento GUI.

function infoShow ( )
    guiSetVisible ( janelaWindow, not guiGetVisible ( janelaWindow ) ) -- Esta função altera o estado de visibilidade de um elemento GUI.
    showCursor ( not isCursorShowing( ) ) -- Esta função é usada para mostrar ou ocultar cursor do jogador conforme o jogador abre e fecha a janela.
end
bindKey ( "F2","down", infoShow ) -- Liga-se a chave de um jogador para uma função de manipulador ou de comando, que será chamado quando a tecla é pressionada.

Agora você vai ter uma janela de texto podendo ser visualizada no "F2".
Espero ter ajudado em alguma coisa.

Creditos: "ruan"

0 comentários:

Postar um comentário

© 2013 ruan Zikaah - Todos os direitos reservados
Design by ruan Zikaah